terça-feira, 5 de março de 2013

Hierarquia de controle de risco Refina Segurança Elétrica


No final dos anos 1880, um rapaz foi eletrocutado quando tocou acidentalmente um unlabeled, fio telegráfico energizado. O incidente acendeu um inventor com o nome de Harold Pitney Brown para fazer um apelo emocionado em um editorial do New York Post para limitar as transmissões telegráficas para o que ele considerava um nível seguro de 300 Volts.

Talvez Harold pensou que limitar as transmissões elétricas para níveis de 300 Volts ou menos proporcionaria segurança elétrica instantânea. Com mais de 120 anos de retrospectiva, vemos as coisas de forma muito diferente hoje. No entanto, Harold deparei com dois conceitos importantes. A noção de "Volts 300" é uma discussão técnica sobre as leis de energia elétrica (Lei de Ohm, etc) que empresta a compreensão de como a energia elétrica pode matar ou mutilar. Por outro lado, o termo "seguro" reflete um conhecimento prático dos princípios fundamentais de segurança. Nosso desafio é combinar o nosso entendimento técnico de eletricidade com os princípios de segurança para garantir a segurança elétrica é prático e eficaz. Quanto melhor entendermos os dois conceitos, maior a probabilidade teremos de melhorar o status quo. A Hierarquia de Controle de Risco (RCH) faz um excelente trabalho em misturar esses dois conceitos-chave.

Hierarquia de controle de risco

O batimento cardíaco de segurança é a Hierarquia de Controle de Risco (RCH), que é encontrada no Apêndice G da norma ANSI Z10. A RCH nos ajuda a priorizar iniciativas de segurança, pelo menos a partir de efetivas aos mais eficaz. Por exemplo, você estará mais seguro usar um capacete quando andar de moto ou de vendê-lo por completo? Obviamente, vendendo a motocicleta elimina o risco de um acidente, enquanto usava um capacete oferece proteção para a cabeça do risco de um ferimento na cabeça durante um acidente. A RCH funciona por nos ajudar a classificar as medidas de redução de risco de mais eficaz para o menos efetivo conforme abaixo:

1.) Eliminando o risco.
2.) Substituindo um risco menor.
3). Engenharia em torno de risco.
4.) Consciência de cada risco.
5.) Administrar e regular o comportamento em torno de risco.
6.) Proteger os trabalhadores enquanto exposto ao risco.

Note que cada passo acima é igualmente importante, ainda não igualmente eficazes na protecção dos trabalhadores. Eliminar o risco é a maneira mais eficaz de manter os trabalhadores em segurança, enquanto a proteção de um risco usando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é menos eficaz. Tem havido grandes melhorias no design do PPE, mas sua principal finalidade é manter os trabalhadores vivos - não é 100% seguro.

Segurança e Risco

Risco, que é definido como a exposição a um perigo, tem duas vertentes. Existe a probabilidade de exposição ea gravidade da lesão potencial. Por exemplo, uma tomada de 120V é um maior risco do que uma Aparelhagem de 13,8 kV linha-para cima, porque as pessoas mais estão expostos à tomada de 120V. Uma vez que o risco é a exposição a riscos, então a segurança é a redução e gestão do risco. A responsabilidade pela gestão de um programa de segurança elétrica normalmente cai para um engenheiro elétrico porque ele ou ela entende de eletricidade. Em nosso mundo moderno nunca poderemos eliminar o risco, mas são muito bons em encontrar novas formas de reduzir o risco.

Outra maneira de ver em risco é o gráfico (Figura 2) desenvolvido por Ray Jones que mostra a relação entre o trabalhador ea infra-estrutura de segurança acima dele. Um trabalhador a execução de tarefas deve fazer muitos complexos e específicos das decisões que afetam sua segurança. No caso de segurança eléctrica, isolamento de energia é muito pessoal para eletricistas que enfrentam energia elétrica mortal cada vez que abrir um painel. No momento em que tocar a eletricidade, é tarde demais.

Zero Verificação Energia - Há tensão?

Acidentes elétricos são impossíveis sem energia elétrica. Se um electricista entra em contacto directo com energia eléctrica, não existe uma taxa de mortalidade de 5%. Choques e queimaduras compreendem os restantes 95%. A NFPA 70E é muito específica sobre como isolar a energia elétrica. Em primeiro lugar, todas as fontes de tensão deve ser localizada e etiquetado. Múltiplas fontes de tensão são comuns hoje em dia devido à proliferação de back-up geradores e UPS. Em seguida, dispositivos de teste de tensão deve ser validado através do procedimento LIVE-morto-vivo. Além disso, o detector de tensão deve também fisicamente em contacto com o voltagem e deve verificar cada tensão de fase à terra.

A RCH e Segurança Elétrica

Como é que a RCH aplicar à segurança eléctrica?
1. Eliminação de remoção de toda a exposição à energia elétrica.
2. Substituição de redução da exposição à energia elétrica.
3. Controles-Reinventando Engenharia maneiras de controlar a exposição à energia elétrica.
4. Revelando-consciência e etiquetar todas as fontes de energia elétrica.
5. Administrativa controla os regulamentos que ensinam a segurança pessoal em torno da energia elétrica.
6. Proteção-Reduzir os riscos de pessoal trabalhando em tensão ao vivo.

Trabalhadores elétricos estão expostos a maiores riscos nos níveis mais baixos da RCH. Reconhecendo que esses 'riscos residuais' estão presentes, a NFPA 70E diz trabalhadores como para executar seu trabalho com segurança, apesar de estes riscos. Na verdade grande parte dos detalhes da NFPA 70E a melhor forma de gerir esses riscos através da consciência, Administração e Proteção Individual. Por outro lado, a maior oportunidade para a redução do risco vem, centrando-se na parte superior do RCH. Grandes melhorias na segurança elétrica virá, eliminando Substituindo, e soluções de engenharia que gerem exposição à energia elétrica.
O Departamento de Energia (DOE)

Para uma melhor visão sobre o processo de RCH, vamos olhar para um Departamento de Energia 2005, de relatório sobre seu histórico de segurança elétrica. Este relatório citou seis razões para os seus 14,1 incidentes elétricos por mês.
Dentro deste relatório do DOE, "Identificação de perigo" [Tabela 1] destacou-se como um problema de controle administrativo, resultando em inúmeros incidentes elétricos. A solução era fazer com que os administradores mais duras ou procurar melhorias na parte superior do RCH. Logo acima Controles Administrativos (ver Figura 1), aprendemos que o conhecimento dos trabalhadores o aumento de riscos elétricos vai reduzir esses tipos de incidentes. Uma solução potencial é rotular e marcar todas as fontes de tensão (riscos) que alimentam o sistema elétrico. Indicadores de tensão e portais de tensão com fio para cada fonte de tensão fornece dois benefícios: Identifica a fonte de tensão e fornece um meio para verificar o status do que fonte de tensão sem exposição à tensão. Aplicar o mesmo processo para "LO / TO violações".

CAUSAS DE ACIDENTES DE PRINCÍPIO RCH apresentam risco aumentado REDUÇÃO Falta PRINCÍPIO RCH de identificação de perigos.

ADMINISTRATIVO corretamente administrar NFPA 70E exige que todos os compartimentos elétricos de ter rótulos de advertência com nível incidente energia (calorias). CONSCIÊNCIA / eliminação Marcação todas as fontes de energia no exterior painel fornece o pessoal com a identificação do perigo simples, mas seguro.

LO / TO violações incluindo atalhos ou falta de verificação de energia

Administrativo pode a LO / TO procedimento ser reescrito para reduzir a exposição a tensão?

Eliminação / SUBSTITUIÇÃO Thru porta-tensão pré-verificação "elimina" qualquer exposição à tensão mecânica para LO / TO * e proporcionar a redução de risco significativo para LO Elétricos / TO.

Redução de energia elétrica para gato 0/1 irá reduzir significativamente o potencial de substituição de energia arco de flash redução da energia arco voltaico efetivamente 'substitutos' para um risco menor para um maior risco.

Eliminação: O Hall da Fama de Segurança

Podemos entrar no Hall of Fame Segurança Elétrica por encontrar formas de eliminar a exposição de tensão. Aqui estão alguns exemplos práticos que podem ser implementadas hoje:
o mecânico lock-out Tag out-[LOTO]: Loto procedimentos que requerem eletricistas para verificar zero de energia antes de executar manutenção mecânica desnecessariamente expõe os trabalhadores a tensão. Uma vez que todas as tensões não criar um movimento mecânico, através de porta-tensão de dispositivos de verificação, como parte de um procedimento mecânico LOTO irá eliminar a exposição de tensão (ver Apêndice B).
o Por que abrir um painel de controle? O que as funções de manutenção pode ser movido para o exterior do painel? Através porta-portas de acesso de dados estão se tornando comuns porque eles permitem a programação com a porta fechada painel (Figura 3). Um exemplo mais recente é um comutador Ethernet unmanaged montado fora do painel. Este dispositivo único permite o acesso através de portas completo de um trabalhador para solucionar problemas e redefinir o switch Ethernet (Figura 4). Que outros dispositivos podem ser re-projetado ao redor através de portas de segurança elétrica? Talvez colocando disjuntores certos ramificação do lado de fora do painel é uma boa aplicação?
o Painel de Controle de Projeto: Fornecer uma separação física entre os compartimentos de poder e controle dentro de um gabinete pode se tornar um padrão. Tensões com menos de 50 volts são considerados seguros, reduzindo assim o poder de controle para 24VDC faz a parte de potência controle seguro para trabalhar enquanto ele é energizado.
Estes exemplos acima são apenas "arranhar a superfície", então eu desafio você a encontrar maneiras de eliminar a exposição de tensão.

Conclusão

Quando a segurança funciona perfeitamente, nada acontece! Quando há um incidente ou uma chamada de perto o RCH deveria ser uma inspiração para encontrar uma maneira melhor. Ao aplicar os princípios RCH a riscos de segurança elétrica, ele irá abrir nossos olhos para ver as formas mais práticas para reduzir esses riscos. Talvez, poderíamos gastar mais recursos em encontrar soluções de segurança eléctrica que irá fornecer tanto maior segurança e dividendos de produtividade.

Harold Brown Pitney intuitivamente sabia que a eliminação de riscos poderia salvar vidas. Ele só tem um detalhe errado quando pensava que 300 Volts não era um risco. Agora para o resto da história: Para provar que a tensão AC é mais letal que a DC, Thomas Edison contratou Harold Pitney Brown para desenvolver a primeira cadeira elétrica que executou William Kemmler em 6 de agosto de 1890. Tanto para a segurança elétrica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário